Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Amor Platônico- Filosofia



O termo amor platônico foi definido pela primeira vez pelo filosófo e matemático que viveu no período clássico da Grécia Antiga, Platão que nasceu entre os anos de 428 e 427 a.C e morreu em 317 a.C.
Para Platão este tipo de sentimento não exclui o contato físico entre duas pessoas, o que ocorre é que numa relação amorosa a uma valorização excessiva por  parte de um  dos envolvidos, que passa a ver o outro de maneira subliminar , tão perfeita que chega a ser  inalcançável. Tipo de amor muito centrado na beleza do cárater e na inteligência de uma pessoa, em vez de seus atributos físicos.
Platão formulou a teoria de que existem dois mundos , o primeiro chamado de inteligível que seria o da realidade mais concreta, perfeito, imutável. E o segundo chamado de mundo sensível seria aquele em que vivemos com todas as coisas que nos afetam, como sentimentos que nos fazem sofrer quando não corresponde a idéia de perfeição que desejamos. Assim o amor platônico valoriza um ser como sendo tão perfeito,que só pode existir  no mundo das idéias, ele não cabe no mundo sensível em que vivemos e por isso causa dor e sofrimento para aqueles que se apaixonam e não conseguem ser correspondido a altura de seus desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário