Maquiavélico e maquiavelismo são adjetivos e substantivos que surgiram a partir do seu nome, com base na maneira como suas idéias foram interpetradas, na época em que seus livros foram publicados.
Maquiavel nasceu em Florença em 3 de maio de 1469, numa Itália esplendorosa mas infeliz. Aos 29 anos ocupava um cargo na Segunda Chancelaria, posição de considerável responsabilidade na administração do Estado. Porém suas tarefas diplomáticas sofreram uma brusca interrupção, quando os Medicis recuperam o poder e voltaram para Florença, demitindo todos os funcionários público do antigo governo e condenando Maquiavel e outros exílio com a acusação de tomar parte em uma conspiração contra o governo Medici.
Com a condenação Maquiavel vai passar o resto da sua vida afastado da vida pública, mas vai produzir livros que serão lidos por gerações e gerações, após a sua morte, entre os mais famosos está "O Principe" que ele escreveu para o então herdeiro do trono italiano principe Juliano, nesta obra Maquiavel ensina como ser um bom governante, porém sua ultima tentativa de recuperar a liberdade foi fustrada, pois Juliano não se interessou pelas informações contidas no livro. Mas a obra de Maquável virou livro de cabeçeira de muitos outros governantes, e até hoje serve como referência para aqueles que ocupam ou querem conquistar cargos de liderança no mundo inteiro.